quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
A História de uma das Maiores Empresas de Software - Microsoft
A Microsoft Corporation foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software), com o objectivo de vender interpretadores da linguagem BASIC. Actualmente é a empresa que mais investe em desenvolvimento de tecnologias do mundo. Bill Gates era um estudante fascinado por computadores e se dedicava a estudar lógica e linguagens de programação. Desenvolveu um sistema operacional juntamente com seu amigo Paul Allen para o computador Altair, esse foi o inicio do sucesso de Bill. E foi lançado em 1976 o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.
Em 1982 a Microsoft Corporation começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lança o Microsoft COBOL. Em 1983 lança o Microsoft Word e o Microsoft Windows. Em 1985 a Microsoft lança o Microsoft Windows 1.0. Em 1987 a Microsoft adquire o programa de exposições visuais PowerPoint e lança uma folha de cálculo electrónica, o Excel. Em 1988 a Apple acusa a Microsoft de plágio sobre o seu Macintosh OS com o Windows 2.0, no entanto, no ano seguinte formam uma aliança para desenvolver o padrão de fontes TrueType.
Em 1990 a Microsoft apresenta o Windows 3.0 para computadores pessoais e o OS/2 elaborado com a IBM para estações de trabalho. Em 1992 a Microsoft e a IBM encerram o acordo de colaboração e dividem o sistema desenvolvido, a IBM passa a desenvolver o OS/2 4.0 e a Microsoft anuncia o Windows NT 3.0.
Em 1995 é lançado o Windows 95. Foi a grande inovação da Microsoft. O Windows 95 era um sistema operacional completo para computadores pessoais. No mesmo mês é lançado o Internet Explorer, que fazia parte do pacote Windows 95 Plus, que era vendido separadamente.
No ano seguinte lança o Windows NT 4.0, com o visual do Windows 95 e a segurança do Windows NT.
Em 1997 a Microsoft compra a WebTV. Em 1998 lança o Windows 98 incorporado com o Internet Explorer, iniciando um processo de monopólio movido pelo governo dos Estados Unidos, cujo processo terminou em 2001 com a condenação da empresa. Em 1999 lança a segunda versão do Windows 98, uma forma de emendar o erro cometido com o Internet Explorer, alegando que o Sistema Operativo não poderia funcionar sem o Internet Explorer incorporado. Esta versão trouxe algumas melhorias e aprimoramentos, ainda assim, apesar do esforço continuou a haver problemas, tal como acontecia com Windows 95.
Em 2000, a Microsoft lança o Windows 2000, uma versão mais parecida com o Windows 98, com mais segurança e mais vigor. Em meados de 1999, a Microsoft estava a desenvolver uma versão do Windows 2000 para utilizadores domésticos que se chamaria Home Editon. Mas este projecto ficou adiado durante uns tempos e apenas dois anos depois foi apresentando ao público como Windows XP Home Edition. No mesmo ano lança a Xbox, a sua primeira consola de jogos que ia competir com o Sony PlayStation e o Nintendo GameCube.
Em 30 de Janeiro de 2007 lança oficialmente, o Windows Vista, mais estável e com uma versão mais segura do Internet Explorer, entretanto, este é mais lento e "pesado" para os computadores da época, o que fez com que fosse alvo de critica muito rapidamente por parte do publico. Ainda em 2007 é lançado o Office 2007 que prometia uma maior produtividade e segurança.
Em Janeiro de 2009, é lançada a versão de testes do Windows 7 (Seven), a nova versão do sistema operacional para PC. As falhas e críticas que foram assinaladas no Windows Vista não foram corrigidas. A versão beta já disponibiliza actualizações da própria Microsoft e o pré-lançamento de drivers de empresas fabricantes de hardware como; nVidia, AMD, Realtek Semicondutor Corp., entre outras.
Finalmente no dia 22 de outubro de 2009, a Microsoft lançou o Microsoft Windows 7, sendo bem mais leve em termos de sistema do que o seu antecessor, o Microsoft Windows Vista.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário